27/07/2016

DESIGN VENDE: O QUE NÃO É VISTO NÃO É COMPRADO
















Muitas vezes, o cliente decide, em alguns segundos, se além de olhar, verá ou não, com mais atenção, um determinado produto. Por essa razão, o produto e as informações sobre ele, devem estar visíveis à primeira vista e serem transmitidas da melhor maneira possível. Uma boa opção para chamar a atenção do cliente é usar expositores. O expositor é uma peça flexível usada para apresentar e destacar um produto. Pode ser uma cesta, uma mesa ou um display e não necessariamente em uma prateleira física e tangível. As funções dos expositores são muitas: criar uma demanda para produtos específicos, realçar a imagem da loja, destacar a conveniência da compra, controlar e coordenar o fluxo do cliente na circulação da loja. Um bom expositor deve conter quatro elementos: o produto em destaque, um adereço (imagem, elemento decorativo, uso de cor, etc...), iluminação e espaço para informações. Usando o expositor corretamente o produto será visto e comprado pelo cliente.





26/07/2016

DESIGN VENDE: OS MATERIAIS E AS FORMAS COMUNICAM

















Os materiais e as formas utilizadas no ambiente da loja influenciam o comportamento do cliente. Isto pode ocorrer em simples aplicações como paredes, por exemplo, que quando retas associadas à formas agudas,  sugerem masculinidade e quando associadas à formas curvas, sugerem feminilidade. Deve-se, portanto, expor os produtos sobre uma parede curva ou com desenhos curvilíneos, se o alvo for mulheres e sobre uma parede reta, expor produtos para o público masculino. Outras associações interessantes feitas pelos clientes, através dos materiais aplicados são: tijolo é durável, aconchegante e natural, vidro é frágil e moderno, metais são frios e estéreis. Com essas referências é possível projetar uma loja que crie um vínculo com o seu público alvo, pois todos os elementos que a compõe estarão, subliminarmente, se comunicando com ele. 

25/07/2016

DESIGN VENDE: O TIPO DE PISO PODE DEIXAR A LOJA MAIS VENDEDORA
















Quase ninguém para pensar como o piso de uma loja pode ser importante. Foi feito um estudo em uma loja de departamentos, com o objetivo de descobrir se o tipo de piso, duro ou macio, teria influência na velocidade do andar do cliente e se essa velocidade seria significativa no comportamento dele dentro da loja. No mesmo local, um corredor da loja, foi colocado um tapete macio que era alternado diariamente com o piso duro, existente.  Foi constatado, por observação, que o cliente ao caminhar mais devagar sobre o piso macio tendia,  a parar com mais frequência, aumentando assim o tempo de sua permanência dentro da loja. Portanto levando em consideração o resultado obtido podemos, concluir que em áreas com mercadorias em destaque ou estratégicas dentro da loja uma boa alternativa para que o cliente tenha sua atenção despertada é utilizar um tapete macio, que além de complementar o visual, funcionará com um desacelerador. Pequenos detalhes como esse, tornam a loja mais vendedora para os clientes.