Muitas vezes, o cliente decide, em alguns segundos, se
além de olhar, verá ou não, com mais atenção, um determinado produto. Por essa
razão, o produto e as informações sobre ele, devem estar visíveis à primeira
vista e serem transmitidas da melhor maneira possível. Uma boa opção para
chamar a atenção do cliente é usar expositores. O expositor é uma peça flexível
usada para apresentar e destacar um produto. Pode ser uma cesta, uma mesa ou um
display e não necessariamente em uma prateleira física e tangível. As funções
dos expositores são muitas: criar uma demanda para produtos específicos,
realçar a imagem da loja, destacar a conveniência da compra, controlar e
coordenar o fluxo do cliente na circulação da loja. Um bom expositor deve
conter quatro elementos: o produto em destaque, um adereço (imagem, elemento
decorativo, uso de cor, etc...), iluminação e espaço para informações. Usando o
expositor corretamente o produto será visto e comprado pelo cliente.
27/07/2016
DESIGN VENDE: O QUE NÃO É VISTO NÃO É COMPRADO
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26/07/2016
DESIGN VENDE: OS MATERIAIS E AS FORMAS COMUNICAM
Os materiais e as formas utilizadas no ambiente da loja influenciam
o comportamento do cliente. Isto pode ocorrer em simples aplicações como paredes,
por exemplo, que quando retas associadas à formas agudas, sugerem masculinidade e quando associadas à
formas curvas, sugerem feminilidade. Deve-se, portanto, expor os produtos sobre
uma parede curva ou com desenhos curvilíneos, se o alvo for mulheres e sobre
uma parede reta, expor produtos para o público masculino. Outras associações
interessantes feitas pelos clientes, através dos materiais aplicados são: tijolo
é durável, aconchegante e natural, vidro é frágil e moderno, metais são frios e
estéreis. Com essas referências é possível projetar uma loja que crie um vínculo
com o seu público alvo, pois todos os elementos que a compõe estarão, subliminarmente,
se comunicando com ele.
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25/07/2016
DESIGN VENDE: O TIPO DE PISO PODE DEIXAR A LOJA MAIS VENDEDORA
Quase ninguém para pensar como o piso de uma loja pode
ser importante. Foi feito um estudo em uma loja de departamentos, com o
objetivo de descobrir se o tipo de piso, duro ou macio, teria influência na velocidade
do andar do cliente e se essa velocidade seria significativa no comportamento
dele dentro da loja. No mesmo local, um corredor da loja, foi colocado um
tapete macio que era alternado diariamente com o piso duro, existente. Foi constatado, por observação, que o cliente
ao caminhar mais devagar sobre o piso macio tendia, a parar com mais frequência, aumentando assim
o tempo de sua permanência dentro da loja. Portanto levando em consideração o
resultado obtido podemos, concluir que em áreas com mercadorias em destaque ou
estratégicas dentro da loja uma boa alternativa para que o cliente tenha sua
atenção despertada é utilizar um tapete macio, que além de complementar o
visual, funcionará com um desacelerador. Pequenos detalhes como esse, tornam a
loja mais vendedora para os clientes.
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