09/07/2013

NECESSÁRIO, SOMENTE O NECESSÁRIO





Existem muitos empresários, que apesar de trabalharem há anos no mercado, administram a imagem institucional de suas empresas como se estivessem fazendo uma reforma na sala de estar de suas casas.

Se existisse uma cartilha que apontasse alguns dos preceitos básicos que regem o pensamento estratégico dessas organizações, no quesito identidade corporativa, poderíamos encontrar itens mais ou menos assim:

1. Não é necessário se preocupar com logomarca. Ela não é importante. Basta que ela seja bonitinha, pois cedo ou tarde, pela insistência, acabará significando o que é ou o que faz a empresa.

2. Não é necessário contratar um escritório especializado para a criação ou redesenho da logomarca. Basta chamar o sobrinho da vizinha do Maciel, que ele faz no computador.

3. Não é necessário que uma logomarca tenha algum significado. Basta apenas que ela se pareça com alguma marca famosa e principalmente que esteja dentro de uma elipse.

4. Não é necessário ter muito cuidado na escolha da cor da logomarca da empresa. O importante é que ela tenha matizes de uma combinação equilibrada e homogênea, envolvendo as cores dos times dos sócios majoritários.

Não é necessário dizer que necessário mesmo é saber o que as pessoas querem e esperam de seus produtos e de seus serviços. Profissionais das áreas, de pesquisa,marketing, design, promoção e propaganda, devem saber  decodificar o que o mercado diz e concluir se algo é ou será bom ou não para sua marca.

Sem dúvida, é o cliente, a peça mais importante do carrossel. É a ele que se deve ouvir, mirar e agradar e não aos donos da empresa. Somente pensando assim é que teremos marcas e produtos cada vez mais fortes e duradouros.


 
Por Luiz Renato Roble, diretor de criação criacao@datamaker.com.br
E por Raquel de Araújo, diretora de projetos raquel@datamaker.com.br
da DATAMAKER DESIGN http://www.datamaker.com.br/

CONHEÇA O TRABALHO DA DATAMAKER DESIGN :

Case: Identidade Visual Impacto
Projeto de Marca, Fachada e Design de Ambiente

Nova Marca:



















Fachada Antiga:


















Fachada Layout:













Fachada Nova:




















Interior Antes:
 


Interior Layout:


















Interior Depois:




Interior Depois:


Sacolas:

Luiz Renato Roble- Diretor de Criação
Raquel de Araújo - Diretora de Projetos