Existem
algumas pessoas que gostam de café amargo. A grande maioria prefere colocar
açúcar ou adoçante para deixá-lo a seu gosto. Para essas pessoas, adoçar o café
é o modo de deixá-lo melhor. Adoçar o
café muito mais do que o suficiente, não significa que o cafezinho ficará
infinitamente mais gostoso, ao contrário, o deixará saturado, um melado que
provavelmente ninguém sentirá prazer em saborear.
Ao
falamos de cafezinho parece óbvio que o excesso não é, nunca foi e nunca será
uma garantia de qualidade. Quando se trata de comunicação visual, entretanto,
parece não haver tamanha obviedade assim. Caso contrário, não veríamos tantas
empresas que, estando ou não em promoção, penduram dezenas de bandeiras e
banners em tudo quanto é lugar, resultando em algo parecido com um eterno baile
de carnaval. É muito comum também ver, logotipos aplicados em exaustão e sem
nenhum critério, espalhados, pelas ruas, fachadas, lojas, frotas e impressos.
Não
podemos imaginar que o público aceitará positivamente qualquer ação mal
realizada, seja porque ele é de um perfil simples ou porque a empresa não
dispõe de verba suficiente. Não podemos transformar ações quentes em
comunicação visual em um cafezinho melado e frio.