20/04/2016

DESIGN VENDE: QUEM NUNCA COMEU MELADO NÃO SABE QUE LAMBUZA.
















Existem algumas pessoas que gostam de café amargo. A grande maioria prefere colocar açúcar ou adoçante para deixá-lo a seu gosto. Para essas pessoas, adoçar o café é o modo de deixá-lo melhor.  Adoçar o café muito mais do que o suficiente, não significa que o cafezinho ficará infinitamente mais gostoso, ao contrário, o deixará saturado, um melado que provavelmente ninguém sentirá prazer em saborear.

Ao falamos de cafezinho parece óbvio que o excesso não é, nunca foi e nunca será uma garantia de qualidade. Quando se trata de comunicação visual, entretanto, parece não haver tamanha obviedade assim. Caso contrário, não veríamos tantas empresas que, estando ou não em promoção, penduram dezenas de bandeiras e banners em tudo quanto é lugar, resultando em algo parecido com um eterno baile de carnaval. É muito comum também ver, logotipos aplicados em exaustão e sem nenhum critério, espalhados, pelas ruas, fachadas, lojas, frotas e impressos.

Não podemos imaginar que o público aceitará positivamente qualquer ação mal realizada, seja porque ele é de um perfil simples ou porque a empresa não dispõe de verba suficiente. Não podemos transformar ações quentes em comunicação visual em um cafezinho melado e frio.


19/04/2016

DESIGN VENDE: A UM PASSO DA QUALIDADE
















Li certa vez uma frase que resume bem qual é o segredo de pessoas e empresas a quais podemos chamar de vitoriosas. Era mais ou menos assim:“Quem faz somente aquilo que lhe é pago, não merece nem o quanto recebe”. Ou seja, não basta simplesmente oferecer produtos e serviços de qualidade, para que realmente se tenha sucesso, é preciso ir um passo além e apresentar um ponto de diferenciação, que chame a atenção dos clientes, cativando-os e mantendo-os fiéis a marcas.


Empresas que se limitam a praticar o marketing da cartilha tradicional, atuam como se estivessem apenas procurando “vender o peixe”.  As que estão preocupadas com o seu futuro, prestam muita atenção no presente, não ficam apenas tentando seguir tendências e sim criando tendências. Não se limitam a “vender o peixe”, elas buscam “vender a experiência de desfrutar de um linguado grelhado com ervas frescas e champignon”. Ou seja, proporcionar ao cliente, uma experiência sensorial memorável.

18/04/2016

DESIGN VENDE: O DESIGN ESTÁ EM TUDO



Lançamento do primeiro vídeo DATAMAKER DESIGN
que estará semanalmente disponível no nosso site

DESIGN VENDE: DETALHES FORMAM O TODO
















Uma loja é composta pela somatória de muitos detalhes e quando se fala em design, fatalmente se fala sobre como estes formam o todo. Na maioria das vezes, eles são imperceptíveis, mas mesmo inconscientemente, eles pesam e têm poder decisório sobre aquilo que se gosta ou não.

Estar sempre atento aos detalhes do ponto de venda é fundamental e eles devem ser constantemente verificados. As cadeiras são confortáveis? Existem lâmpadas queimadas? A espera para o atendimento não está muito longa?  Há toalhas nos banheiros? Os mesmos estão limpos durante todo o período de atendimento? O público é exigente. Os detalhes são pequenos e a concorrência é grande. É preciso capricho em tudo.