15/04/2016

DESIGN VENDE: A MARCA PRECISA TER UM PROPÓSITO
















Atualmente as empresas de varejo buscam estratégias que permitam construir marcas consistentes, ou seja, com posicionamento e propósito de valor. O posicionamento define o público alvo. O propósito, por outro lado, é o que faz a marca ser lembrada, levando o cliente à loja. Construir uma marca com propósito de valor significa gerar engajamento entre todas as pessoas que têm contato com esta marca, materializando o compromisso de entregar o prometido pela marca, todos os dias na loja.

14/04/2016

DESIGN VENDE: BONITA DE DIA, ENCANTADORA À NOITE.
















Uma loja deve apresentar visibilidade e legibilidade, tanto para quem caminha pela calçada ou pelo corredor de um shopping, como para quem trafega pela rua de carro. A identificação da loja não deve acontecer apenas quando se
está muito próximo dela ou quando se chega em frente dela. Se isto acontecer, na maioria das vezes, é devido às cores aplicadas na fachada ou pelo mal dimensionamento do luminoso.

Quando se utiliza uma cor muito escura na fachada de uma loja, obtém-se um visual pesado mesmo durante o dia, agravando-se à noite. Erros na definição no tamanho e/ou no grau de luminosidade do luminoso ou da iluminação
externa, fazem com que fachadas se apresentem sem vida e sem luz, não contribuindo na presença da loja, no fortalecimento da marca, na divulgação dos produtos e nem no embelezamento da cidade.

Preste atenção na fachada de sua loja e analise como ela é vista de dia, à noite, de perto e, principalmente, de longe. Para se ter uma fachada vendedora, o ideal é aplicar, preferencialmente, cores claras e marcantes

e ter luminosos com iluminação no ponto certo. As cores claras garantem a beleza e a luminosidade correta proporciona destaque e encanto à loja.

12/04/2016

DESIGN VENDE: A POLUIÇÃO VISUAL SÓ CONFUNDE E NÃO VENDE NADA.



Quando tentamos falar tudo o que desejamos de uma só vez, o normal é que engasguemos ou que tenhamos que repetir tudo várias vezes e com calma, até sermos claramente compreendidos. Com a comunicação visual acontece o mesmo. Para que se obtenha a atenção, a compreensão e a memorização do público, é preciso ter clareza e objetividade.

Cartazes, banners, posters, quadros de avisos e outras formas de comunicação, devem ser usados com cuidado no interior do PDV. Caso contrário eles só ajudarão a poluir visualmente, ao invés de comunicar algo de novo e imperdível. Por isto, analise bem, se realmente é necessário adicionar mais um cartaz à parede ou se o melhor não seria juntar mais informações em um único cartaz bem feito. Ande por sua loja ou escritório e veja se não existem cartazes que já caducaram, seja pelo tema, data ou mesmo pelo próprio estado físico do cartaz.

É muito mais fácil sentir a força de um aviso ou um anúncio fixado em uma parede, quando ele está sozinho, destacado pela sua própria presença, do que sendo mais um no meio de dezenas. Algo como uma agulha no palheiro.

Em comunicação visual MENOS sempre é MAIS.

11/04/2016

DESIGN VENDE: VIDA DE MÃO DUPLA
















No Livro Completo de Etiqueta de Amy Vanderbilt, a famosa milionária americana dos anos 50, oferece regras para todas as situações comuns na vida, notei que o tal livro merece realmente ser chamado de completo, pois procura mostrar sempre os dois lados de uma mesma situação.

Em um determinado capítulo do pesado livro, por exemplo, a autora ensina como chegar a uma festa da qual você é um completo desconhecido dos outros convidados. Mais adiante, em um outro capítulo, conferi que, ao dar as dicas de como ser um bom anfitrião, Mrs. Vanderbilt volta àquela situação anterior, agora sob o ângulo de visão oposto, o do anfitrião, para que ambos saibam como agir nessa embaraçada circunstância.

O sincronismo da autora demonstra que na vida, a lei da ação e reação é soberana, fazendo com que nossos atos dependam muitas vezes, de como seremos tratados pelo outros. Se repararmos bem, vivemos sempre esperando que os outros tenham, de alguma forma, uma reação idealizada por nós, que às vezes acontece, mas que quase sempre, fica na esperança, caso não sejamos proativos.

A vida é uma via de mão dupla. Para que um cliente valorize uma empresa, é preciso que ele seja valorizado por ela. Será que você está trabalhando e investindo em seu negócio o suficiente para que ele se destaque no mercado, vença a concorrência, chame a atenção do público, seduza o cliente, fazendo com que ele seja bem atendido, receba a devida atenção após a compra e se sinta valorizado para que volte a comprar em sua loja? Pense nisso.