23/07/2013

UM AMBIENTE AGRADÁVEL, A GENTE VÊ PELO CHEIRO.




Quem nunca  chegou em algum lugar e imediatamente alertou o dono da casa dizendo: Está cheirando gás, vá ver o que é? Normalmente o proprietário sente dificuldade em perceber o cheiro, pois este começou aos poucos e ele foi, gradativamente, acostumando-se com a situação.

Muitas vezes entramos em lojas, escritórios ou empresas e nos deparamos com coisas que nos causam um incômodo muito grande e quem trabalha ali, nem se dá conta disto.
Existem ambientes que apresentam iluminação muito clara, como certas farmácias com luzes brancas apocalípticas, que espantam qualquer um.

Lojas em que para se fazer ouvir em seu interior, é necessário gritar ou fazer mímica aos vendedores, pelo volume da música ambiente, são muito comuns.

Na verdade, quando se passa muito tempo em um determinado lugar, não se sente as coisas da mesma forma que alguém que acabou de entrar naquele lugar, sente. Portanto, pesquise se a iluminação da sua empresa é funcional, se o som ambiente contribui ou apenas incomoda (caixas de som fanhas ou rádios mal sintonizados, comprometem) e também se o cheiro é agradável. Questione se não há odor de mofo, bolor, pó, umidade ou outros mal cheiros.

O ideal é desenvolver e adotar um aroma agradável e personalizado para marcar o ambiente. Desta forma, as pessoas vão reconhecer sua empresa pelo cheiro.
Através da visão, da audição e também, do olfato, sua empresa estará, marcada positivamente, ou não, na memória das pessoas.

Por Luiz Renato Roble, diretor de criação criacao@datamaker.com.br
E por Raquel de Araújo, diretora de projetos raquel@datamaker.com.br
da DATAMAKER DESIGN
www.datamaker.com.br


CONHEÇA O TRABALHO DA DATAMAKER DESIGN :

Case: Identidade Visual Farmácias Trajano
Projeto de Marca e Design de Loja


































Luiz Renato Roble- Diretor de Criação
Raquel de Araújo - Diretora de Projetos