27/05/2013

MEMÓRIA DATAMAKER VITRINES O BOTICÁRIO II


VERÃO

 
Em um dia quente de verão, a cauda de uma baleia Jubarte é flagrada no momento em que mergulha no oceano. A cena é representada através de uma escultura envolta em respingos materializados em resina transparente. Este conjunto é exposto em frente ao mar azul do painel com impressão em off-set. No Display Básico a palavra verão é expressa em silk-screen em tons marinhos sobre uma chapa de policarbonato fosqueado com base em mogno.



CARNAVAL

Na passarela, a magia de pássaros que integram a fauna da Mata Atlântica.O Papa-moscas-de-leque, conhecido também como Maria-leque, orquestra este carnaval de cores e formas.
O painel é impresso em off-set e é construído através de dobraduras de papel formando um origami de efeito tridimensional. Impresso em silk-screen sobre policarbonato fosqueado, o Display Básico apresenta a palavra carnaval com alegria, ritmo e muita vibração.






INSTITUCIONAL

A Vitrine Institucional,  exibe uma imagem real de proteção à natureza. O Salto Morato, localizado em Guaraqueçaba, na reserva ambiental adquirida pela Fundação O Boticário de Proteção à Natureza, no Paraná. A beleza do lugar é apresentada por um painel de efeito cênico, criado por ilustração computadorizada e impresso em off-set. Em sua base a ilustração adquire forma e as pedras tornam-se reais, trazendo o que é plano para o espaço. Por ser utilizada em datas neutras, sem eventos, a vitrine Institucional não apresenta Display Básico.





















PÁSCOA

O significado da páscoa é o renascimento de uma nova vida. Através da conscientização sobre a importância da sobrevivência das tartarugas marinhas, mais de 1 milhão de filhotes já saíram de seus ovos e caminharam em direção ao mar. A cena apresentada através de escultura, possui como fundo, uma ilustração impressa em off-set, ambientando o momento da corrida “a vida no litoral brasileiro. O Display Básico apresenta na letra “O” da palavra páscoa, o ovo com a tartaruga nascendo, impresso em silk-screen sobre a chapa de policarbonato fosqueado.


















DIA DAS MÃES

Fim de tarde no pantanal, tendo um ninhal ao fundo, uma garça voa, em primeiro plano, trazendo alimento aos filhotes no ninho. Uma mistura de cenário com peças esculpidas e trabalhadas artesanalmente, é integrada a um ilustração computadorizada e impressa em off-set, que a garça em destaque, saindo da ilustração.O Display Básico traz a palavra “Mães” com as cores do pôr-do-sol impressa em silk-screen sobre chapa de policarbonato fosqueado.




DIA DOS NAMORADOS

Em um buritizal um casal de Araras-azuis namora cercados de folhas de palmeira. Utilizando vários materiais e técnicas como: chapa de policarbonato fosqueado, esculpidas em baixo relevo, palhas desidratadas e impressão em silk-screen, o Dia dos Namorados é apresentado de uma forma alegre e diferente. O Display Básico apresenta a palavra “ Namorados” impressa em silk-screen com formas e cores que entram no espírito romântico da vitrine.





DIA DOS PAIS

A beleza e o mistério do fundo do mar são apresentados de forma magistral, ao ambientar o cavalo-marinho em seu habitat natural. Conhecido apenas pelas características de sua forma curiosa, o cavalo-marinho, aqui representado em escultura sobre um cenário tridimensional, é quem gera os filhotes em sua bolsa marsupial. Um fundo, realizado através de computação gráfica, completa a cena subaquática. Entrando no espírito das águas o Display Básico apresenta a palavra “Pais” em silk-screen.




SECRETÁRIAS

As secretárias são homenageadas, através da beleza de um campo florido na primavera. A forma do frasco de uma deo-côlonia Living Flowers emoldurando a paisagem. A ilustração, impressa em off-set, é completada pela materialização da através de flores reais sobre uma base. O Display Básico apresenta de uma forma harmônica o texto “Secretárias” impresso em silk-screen.




CRIANÇAS

O mico-leão-da-cara-preta , espécie em extinção, faz alegria das crianças no mês reservado a elas. O mico confeccionado em pelúcia está sobre um fundo que apresenta um visual de história em quadrinhos. A ilustração, em computação gráfica, é impressa em off-set. A palavra “Crianças” com grafia infantil é impressa em silk-screen de uma forma alegre e colorida.





NATAL

O Boticário encerra o ano homenageando todos aqueles que pensam ser a causa ecológica, uma forma de tornar o mundo melhor. Unidos como galhos de uma imensa árvore sentimos o espírito de natal enobrecendo nossas vidas. A idéia é exposta na vitrine através de escultura que apresenta brilho e transparência. O Display Básico apresenta a palavra “Natal” vazada no fundo vermelho impresso em silk-screen.





Prêmio Colunistas Promoção Brasil: como o GRAND PRIX DE PEÇA PROMOCIONAL DO ANO  - ABRACOMP

Luiz Renato Roble, diretor de criação criacao@datamaker.com.br
Raquel de Araújo, diretora de projetos raquel@datamaker.com.br
da DATAMAKER DESIGN
www.datamaker.com.br

OS 7 PECADOS VISUAIS



Pequenos pecados diários, agem silenciosamente, fazendo com que a identidade
da empresa seja aos poucos diluída, enfraquecida, perdendo a força, e pior,
refletindo a imagem uma empresa desorganizada, ultrapassada e amadora.
Veja a seguir 7 dicas simples que irão absorver esses pequenos pecados,
largamente praticados por muitas empresas que, ingenuamente, acreditam
estar praticando o bem:

1. Não seja preguiçoso e invente novas maneiras de divulgar promoções no
ponto-de-venda. Será que você não consegue fugir do óbvio, descobrindo algo mais interessante do que apenas entupir sua loja com cartazes promocionais pendurados
em tudo quanto é lugar?

2. Seja esperto e não desperte a ira dos deuses da estética e do marketing,
desrespeitando a tipologia, as cores ou as proporções da marca de sua empresa.
Afinal de contas, porque um belo dia você pagou a uma empresa para que criasse
sua marca, cercada de todos os cuidados necessários contidos em bom
manual de marca?

3. Não seja avarento na hora de optar por um orçamento. Lembre-se que tudo que
é bom tem seu valor. Portanto na hora de decidir, pense qual será o custo x benefício
de um investimento e não apenas em escolher o mais barato. Porque você acha que
a gente vê tanta coisa feia quando andamos pelas ruas, como letreiros em fachadas
e frotas pintados à mão e outras pérolas da anti-comunicação?

4. Não seja guloso, querendo todo o espaço só para si. Comunicações exageradas
acabam funcionando contra. Entupindo os esgotos da cidade com toneladas de
panfletos jogados nos bueiros ou congestionando visualmente a cidade com faixas
e placas sinalizadoras espalhadas pelas ruas, sua empresa até pode se tornar
conhecida, mas não exatamente da forma que dá dinheiro.

5. Não seja invejoso. Resista a tentação de copiar o que os outros fazem, alegando
que isso é pesquisa de tendências. Não é porque uma empresa vizinha tem um
luminoso gigante, com luzes vermelhas, letras douradas com um coração que muda
de cor, que sua empresa tem que ter um igual. Lembre-se que a linha de comunicação
das empresas nem sempre é a mesma.Principalmente se a empresa vizinha é um
motel e a sua, uma livraria. 

6. Não seja orgulhoso, seja exigente. Admita que o trabalho da gráfica que você
exigiu que contratassem não é admissível. Ou você acha certo aceitar que deformem
a marca ou que apliquem o logotipo com cores diferentes só porque a tal gráfica
que você recomendou não possui as tintas especificadas?

7. Não se deixe levar pela luxúria. Golpes baixos procurando atingir clientes abaixo
da cintura, podem até funcionar na hora, mas a imagem da empresa fica
comprometida. Para que a comunicação seja eficaz, deve apresentar uma mesma
linguagem, um conceito único e claro, não ser apelativa. Do que adianta colocar
uma passista da escola de samba vestida com duas fitas do Senhor do Bonfim
rebolando e desfilando no stand da sua empresa, se na capa do folder, estampa
a foto da Rainha Elizabeth e seu produto é destinado a matar a fome das
crianças da Etiópia?

Veja bem como a comunicação visual de sua empresa está sendo feita com olhos
clínicos. Analise se a imagem da sua empresa não está sendo vítima de uma
comunicação sem padrão e não pense que esses pequenos pecados são exclusivos
de pequenas empresas. Existe muita empresa grande que, apesar de investir fábulas
na mídia, pecam na hora da venda e seus vendedores não dispõem de cartões ou blocos
de anotações com o logotipo e as demais informações atualizadas para anotar preço,
código, nome e telefone da empresa para o cliente. Então eles rasgam um pedaço de
papel e escrevem ali, alguns garranchos e entregam satisfeitos e sorridentes. A imagem concreta que se guarda da tal empresa é um pedaço de papel rasgado e rabiscado.
Cuidado, pois você pode não estar atento, mas lembre-se, seus clientes estão!


Por Luiz Renato Roble, diretor de criação criacao@datamaker.com.br
Raquel de Araújo, diretora de projetos raquel@datamaker.com.br
da DATAMAKER DESIGN
www.datamaker.com.br



CONHEÇA O TRABALHO DA DATAMAKER DESIGN

Case: Centro de Oncologia
Projeto de Marca e Sinalização


Centro de excelência em radioterapia e verdadeiro marco no tratamento radioterápico na América do Sul, o ONCOVILLE contratou a DATAMAKER  para o desenvolvimento de sua identidade  visual ,onde realizamos o reestudo da logomarca, comunicação visual, sinalização, papelaria, impressos, uniformes e site.
























Diretor de Criação: Luiz Renato Roble
Diretora de Projeto : Raquel de Araújo