05/08/2011

SAIBA ONDE DESEJA IR E VÁ ATÉ O FIM


O teatro nos ensina coisas que por serem tão simples, nunca esquecemos. A primeira delas, é sempre terminar o gesto e a segunda, nunca se esquecer da velhinha surda sentada na última fila do teatro.

Completar o gesto, no sentido teatral, significa que se, em cena, é começado a levantar o braço, deve-se continuar levantando-o até o fim, não deixando o movimento incompleto.

 A tradução dessa sabedoria cênica para o dia-a-dia, é que, se começamos fazer algo, devemos procurar fazê-lo de forma completa. Se, por exemplo, estamos trabalhando em um projeto de design, como a criação e a aplicação de uma marca, devemos cuidar para que o trabalho seja realmente aplicado corretamente em  sua totalidade.

Só conquistaremos qualidade total em tudo que fizermos , se tivermos como objetivo, alcançar resultados concretos e completos em tudo o que começarmos.

Saber se aquilo que é dito no palco, está sendo ouvido por aquela velhinha surda, sentadinha lá no fundão do teatro, significa ter consciência de que todos naquele recinto conseguem ouvir aquilo que está sendo falado, pois este deve ser o objetivo do ator em cena.

Traduzindo, não só devemos ir com as coisas que começamos até o fim, como também devemos prever este fim, saber onde queremos chegar. Ao trabalharmos a comunicação visual de um produto, por exemplo, devemos definir se esta comunicação é visualizada e compreendida por uma determinada fatia do mercado, o público alvo.

Se não houver tal consciência, você poderá estar jogando dinheiro fora. Pois pode-se tentar falar com muitos e acabar não conseguindo ser ouvido, justamente, por quem interessa ou se dirigir a poucos e ser plenamente compreendido, se é somente a eles que seu produto, realmente, interessa.

Por Luiz Renato Roble, diretor de criação criacao@datamaker.com.br
E por Raquel de Araújo, diretora de projetos raquel@datamaker.com.br
da DATAMAKER DESIGN http://www.datamaker.com.br/
BLOG: http://www.datamaker.blogspot.com/
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CONHEÇA O TRABALHO DA DATAMAKER DESIGN :

Case: Loja de Calçados Infantil
Projeto de Marca e Design e Design de Fachada



 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 






Nova Marca  - Loja de Calçados Infantil
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 







Fachada Original 


















Layout da Fachada    - Novo Projeto
















Nova Fachada - Implantação

31/07/2011

NÃO VENDA PRODUTOS. VENDA SONHOS.



















Outro dia, em um evento, um homem falava sobre sua profissão: “Eu vendo o melhor produto do mundo. O sonho de qualquer pessoa, pois quem já possui um, gostaria de ter outro: Eu vendo Imóveis”. Era notável como o tal homem falava de seu trabalho, pois ele respirava vendas. O que mais chamava a atenção, foi justamente sua colocação inicial, valorizando sua profissão e seu produto, tornando vendas e locações de imóveis, o que a princípio poderia ser algo banal e aborrecido, em um ícone do sonho de consumo da sociedade contemporânea.

Ele tem razão. Na verdade, as pessoas estudam e trabalham duro para vencer e progredir, desejando melhorar seu padrão de vida, ter conforto e principalmente adquirir bens que as satisfaçam. As pessoas lutam para realizar seus sonhos e o verbo comprar, invariavelmente, está relacionado com estas conquistas.

Para que uma compra seja um sonho, não é preciso que se trate de uma casa na praia ou de um apartamento maior. O simples ato de comprar uma margarina, pode estar, indiretamente, relacionado ao desejo de uma feliz manhã de sábado junto à família.

Ao comprar uma calça, uma mulher pode estar, indiretamente, conquistando aquela silhueta que ela não tem, mas que deseja ter. E quando compra um carro novo, uma pessoa pode estar adquirindo, também, uma idade ou um status que imagina para si.

O importante é que não estamos apenas vendendo ou comprando produtos ou serviços. É um pouco além disso. Vendemos sim, um conceito, uma miragem, um sonho que, com certeza, é muito mais forte do que o próprio produto. Quem trabalha no comércio deve acordar e trabalhar para que permita às pessoas concretizarem seus sonhos, seja lá qual forem eles. Na verdade, depois que as pessoas saem de casa, enfrentam um trânsito, normalmente complicado, encontram uma vaga no, sempre difícil, estacionamento de um shopping, caminham, olhando vitrines e finalmente, decidem entrar em uma loja, a intenção de compra já está lá, presente no íntimo delas, adormecida. Basta saber concretizar a venda. Realizar seus sonhos.

O engraçado é que a maioria das pessoas não se dá conta disto, nem os lojistas.
O ponto-de-venda, neste processo todo é fundamental e precisa estar envolto em uma nuvem de magia e sedução, para que o mais simples ou o mais sublime dos sonhos seja ali realizado. Isto pode e deve ser obtido através de um bom design aplicado na ambientação e na comunicação e de um atendimento profissional e surpreendente, não se esquecendo é claro, da qualidade dos produtos e serviços, ali oferecidos.

Por Luiz Renato Roble, diretor de criação criacao@datamaker.com.br
E Raquel de Araújo, diretora de projetos raquel@datamaker.com.br
da DATAMAKER DESIGN http://www.datamaker.com.br/
BLOG: http://www.datamaker.blogspot.com/


CONHEÇA O TRABALHO DA DATAMAKER DESIGN

Case: Identidade Visual
Proje: Comunicação Visual Vitrines O Boticário

VERÃO

 
Em um dia quente de verão, a cauda de uma baleia Jubarte é flagrada no momento em que mergulha no oceano. A cena é representada através de uma escultura envolta em respingos materializados em resina transparente. Este conjunto é exposto em frente ao painel com um mar  azul impresso. No Display Básico a palavra verão é impressa em tons marinhos sobre uma chapa de policarbonato fosqueado com base em madeira.



CARNAVAL

Na passarela, a magia de pássaros que integram a fauna da Mata Atlântica.O Papa-moscas-de-leque, conhecido também como Maria-leque, orquestra este carnaval de cores e formas.
O painel  é construído através de dobraduras de papel formando um origami de efeito tridimensional. O Display Básico apresenta a palavra carnaval com alegria, ritmo e muita vibração.






INSTITUCIONAL

A Vitrine Institucional,  exibe uma imagem real de proteção à natureza. O Salto Morato, localizado em Guaraqueçaba, na reserva ambiental adquirida pela Fundação O Boticário de Proteção à Natureza, no Paraná.O painel uma ilustração de efeito cênico, impressa. Em sua base a ilustração adquire forma e as pedras tornam-se reais, trazendo o que é plano para o espaço.





















PÁSCOA

O significado da páscoa é o renascimento de uma nova vida. Através da conscientização sobre a importância da sobrevivência das tartarugas marinhas, mais de 1 milhão de filhotes já saíram de seus ovos e caminharam em direção ao mar. A cena apresentada através de escultura, possui como fundo, uma ilustração impressa , ambientando o momento da corrida “a vida no litoral brasileiro. O Display Básico apresenta na letra “O” da palavra páscoa, o ovo com a tartaruga nascendo.

 

















DIA DAS MÃES

Fim de tarde no pantanal, tendo um ninhal ao fundo, uma garça voa, em primeiro plano, trazendo alimento aos filhotes no ninho. Uma mistura de cenário com peças esculpidas e trabalhadas artesanalmente, é integrada a um ilustração , que tem a garça em destaque. O Display Básico traz a palavra “Mães” com as cores do pôr-do-sol impressa em silk-screen sobre chapa de policarbonato fosqueado.




DIA DOS NAMORADOS

Em um buritizal um casal de Araras-azuis namora cercados de folhas de palmeira. Utilizando vários materiais e técnicas como: chapa de policarbonato fosqueado, esculpidas em baixo relevo, palhas desidratadas e impressão , o Dia dos Namorados é apresentado de uma forma alegre e diferente. O Display Básico apresenta a palavra “ Namorados” impressa com formas e cores que entram no espírito romântico da vitrine.





DIA DOS PAIS

A beleza e o mistério do fundo do mar são apresentados de forma magistral, ao ambientar o cavalo-marinho em seu habitat natural. Conhecido apenas pelas características de sua forma curiosa, o cavalo-marinho, aqui representado em escultura sobre um cenário tridimensional, é quem gera os filhotes em sua bolsa marsupial. O fundo completa a cena subaquática. Entrando no espírito das águas o Display Básico apresenta a palavra “Pais” .




SECRETÁRIAS

As secretárias são homenageadas, através da beleza de um campo florido na primavera. A forma do frasco de uma deo-côlonia Living Flowers emoldurando a paisagem. A ilustração,  é completada pela materialização de flores reais sobre uma base. O Display Básico apresenta de uma forma harmônica o texto “Secretárias” impresso em silk-screen.




CRIANÇAS

O mico-leão-da-cara-preta , espécie em extinção, faz alegria das crianças no mês reservado a elas. O mico confeccionado em pelúcia está sobre um fundo que apresenta um visual de história em quadrinhos.  A palavra “Crianças” com grafia infantil é impressa de uma forma alegre e colorida.





NATAL

O Boticário encerra o ano homenageando todos aqueles que pensam ser a causa ecológica, uma forma de tornar o mundo melhor. Unidos como galhos de uma imensa árvore sentimos o espírito de natal enobrecendo nossas vidas. A idéia é exposta na vitrine através de escultura que apresenta brilho e transparência. O Display Básico apresenta a palavra “Natal” vazada no fundo vermelho .





Prêmio Colunistas Promoção Brasil: como o GRAND PRIX DE PEÇA PROMOCIONAL DO ANO  - ABRACOMP

Luiz Renato Roble, diretor de criação criacao@datamaker.com.br
Raquel de Araújo, diretora de projetos raquel@datamaker.com.br
da DATAMAKER DESIGN
www.datamaker.com.br