29/06/2016

DESIGN VENDE: CRIANDO CAMINHOS PELA LOJA
















Uma loja deve ter caminhos claramente visíveis para que sejam percorridos pelos clientes. É necessário que se retire obstáculos destes caminhos, como produtos no meio dos corredores, pois são um empecilho à circulação dos clientes. É importante também que tenha corredores de diferentes larguras, porque isso ajuda o cliente a diferenciar o trajeto principal da loja e as rotas secundárias. Uma boa solução é a criação de marcos de referência pela loja, que ambientarão criando espaços diferentes e ajudarão na orientação dos clientes ao circularem por ela. E o que seriam esses marcos? Podem ser: ilhas de produtos, mesas com exposição diferenciadas, painéis de comunicação, entre outros. Essas ações simples tornam a loja ainda mais vendedora.







28/06/2016

DESIGN VENDE: PRODUTOS NA ALTURA DOS OLHOS
















O que os olhos veem o coração compra. Pesquisas realizadas constaram que os produtos colocados na altura dos olhos recebem 35% mais atenção do que os colocados nas prateleiras mais baixas. Os clientes compram mais os produtos que estão posicionados neste campo de visão. E qual seria essa altura dos olhos? A altura dos olhos está entre 1,20 e 1,50 m e ainda existe a visão periférica das pessoas, que amplia a visão em 30% em relação ao ponto central em todas as direções. Portanto, se deseja vender mais um determinado produto ou produtos com margem de lucro maior, este é o local ideal para colocá-los.

DESIGN VENDE: COMO OS CLIENTES LOCALIZAM OS PRODUTOS NA LOJA
















Os clientes procuram inicialmente por grupos de mercadorias na horizontal. Depois, em um segundo momento, na vertical, fazem a busca por marcas ou produtos específicos. Essa sequência tem importantes implicações para a organização correta dos produtos na loja. Com base neste padrão de busca pode-se tirar proveito da exposição potencializando vendas com margens de retorno maior ou setorizando melhor a loja. Estudos realizados dentro do ponto de venda determinam outros locais onde a atenção do cliente é concentrada como: final do corredor: 100% de atenção do cliente; equipamentos individuais de produtos: 100% de atenção; Displays especiais: 97% de atenção e comunicação visual junto ao produto: 62% de atenção do cliente.

DESIGN VENDE: OS EFEITOS DA FALTA DE ORIENTAÇÃO NA LOJA
















Muitas vezes os clientes podem se sentir desorientados quando estão num ambiente de loja estranho e confuso. Na maioria das vezes, isso acontece quando se perde muito tempo procurando um determinado produto sem conseguir encontrá-lo. Quando os clientes sentem que não estão no controle do ambiente, expressam raiva e insatisfação em relação à loja. Essa reação resulta em vários efeitos negativos sobre o seu comportamento, como por exemplo, passam menos tempo dentro da loja; tornam-se muito críticos em relação aos produtos; provavelmente não farão compras não planejadas e sua fidelidade para com aquela loja sofrerá um impacto negativo. Portanto, é importante que o layout e a sinalização sejam planejados para ajudar o cliente a, entre outras coisas, orientar-se dentro da loja.