Uma loja deve ter caminhos claramente visíveis para que sejam
percorridos pelos clientes. É necessário que se retire obstáculos destes
caminhos, como produtos no meio dos corredores, pois são um empecilho à
circulação dos clientes. É importante também que tenha corredores de diferentes
larguras, porque isso ajuda o cliente a diferenciar o trajeto principal da loja
e as rotas secundárias. Uma boa solução é a criação de marcos de referência
pela loja, que ambientarão criando espaços diferentes e ajudarão na orientação
dos clientes ao circularem por ela. E o que seriam esses marcos? Podem ser:
ilhas de produtos, mesas com exposição diferenciadas, painéis de comunicação,
entre outros. Essas ações simples tornam a loja ainda mais vendedora.
29/06/2016
DESIGN VENDE: CRIANDO CAMINHOS PELA LOJA
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28/06/2016
DESIGN VENDE: PRODUTOS NA ALTURA DOS OLHOS
O que os olhos veem o coração compra. Pesquisas
realizadas constaram que os produtos colocados na altura dos olhos recebem 35%
mais atenção do que os colocados nas prateleiras mais baixas. Os clientes compram
mais os produtos que estão posicionados neste campo de visão. E qual seria essa
altura dos olhos? A altura dos olhos está entre 1,20 e 1,50 m e ainda existe a visão
periférica das pessoas, que amplia a visão em 30% em relação ao ponto central
em todas as direções. Portanto, se deseja vender mais um determinado produto ou
produtos com margem de lucro maior, este é o local ideal para colocá-los.
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DESIGN VENDE: COMO OS CLIENTES LOCALIZAM OS PRODUTOS NA LOJA
Os clientes procuram inicialmente por grupos de
mercadorias na horizontal. Depois, em um segundo momento, na vertical, fazem a busca
por marcas ou produtos específicos. Essa sequência tem importantes implicações
para a organização correta dos produtos na loja. Com base neste padrão de busca
pode-se tirar proveito da exposição potencializando vendas com margens de
retorno maior ou setorizando melhor a loja. Estudos realizados dentro do ponto
de venda determinam outros locais onde a atenção do cliente é concentrada como:
final do corredor: 100% de atenção do cliente; equipamentos individuais de
produtos: 100% de atenção; Displays especiais: 97% de atenção e comunicação
visual junto ao produto: 62% de atenção do cliente.
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DESIGN VENDE: OS EFEITOS DA FALTA DE ORIENTAÇÃO NA LOJA
Muitas vezes os clientes podem se sentir desorientados
quando estão num ambiente de loja estranho e confuso. Na maioria das vezes,
isso acontece quando se perde muito tempo procurando um determinado produto sem
conseguir encontrá-lo. Quando os clientes sentem que não estão no controle do
ambiente, expressam raiva e insatisfação em relação à loja. Essa reação resulta
em vários efeitos negativos sobre o seu comportamento, como por exemplo, passam
menos tempo dentro da loja; tornam-se muito críticos em relação aos produtos; provavelmente
não farão compras não planejadas e sua fidelidade para com aquela loja sofrerá
um impacto negativo. Portanto, é importante que o layout e a sinalização sejam
planejados para ajudar o cliente a, entre outras coisas, orientar-se dentro da
loja.
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