17/06/2013

AO INFINITO E ALÉM



Assim como a letra manuscrita de uma pessoa é vista como um reflexo de sua personalidade, havendo inclusive, estudos que traçam o perfil completo de uma pessoa apenas pela análise da assinatura dela, a marca de uma empresa é a definição resumida da sua apresentação visual  e deve ser entendida como a sua assinatura empresarial. A preocupação estética, ou seja, o cuidado que uma determinada empresa tem com a sua apresentação visual, é traduzida como uma extensão da qualidade dos produtos e dos serviços oferecidos por ela.

Se analisarmos a trajetória de uma empresa, notaremos que ela foi criada e, de uma forma ou outra, cresceu e evoluiu. Esta evolução pode ser observada não apenas pelos seus números de vendas, de empregados, de área construída, mas também pela evolução de sua marca, de suas embalagens, pelo design de seus produtos e por toda a sua preocupação estética.

Durante o crescimento das empresas ocorre uma evolução que apesar de ser uma trajetória natural, é muitas vezes conflitante, podendo ser comparada à passagem da infância para a adolescência e desta para a idade adulta, ou seja, este amadurecimento pode ser bastante dolorido em certos momentos.

Quando uma empresa conquista visualmente uma nova etapa em sua evolução, seja através de uma nova marca, de uma nova embalagem, ou de um reestudo em sua identidade visual, a primeira reação é estranhar a mudança, a segunda é se acostumar com ela e a terceira é sentir que é impossível voltar atrás.

Por isto, não devemos ter medo do novo, do criativo, do diferente. Descobre-se que é uma viagem ao infinito, que não tem mais volta. Apesar de ser sofrido crescer, ninguém deseja realmente voltar a ser criança.


Por Luiz Renato Roble, diretor de criação criacao@datamaker.com.br
E por Raquel de Araújo, diretora de projetos raquel@datamaker.com.br
da DATAMAKER DESIGN
www.datamaker.com.br



CONHEÇA O TRABALHO DA DATAMAKER DESIGN

Cases: Projeto Reestudo de Marcas

  








































Diretor de Criação: Luiz Renato Roble
Diretora de Projeto : Raquel de Araújo