Outro
dia, em um evento, ouvi a apresentação de um homem que falava sobre sua
profissão: “Eu vendo o melhor produto do mundo. O sonho de qualquer pessoa,
pois quem já possui um, gostaria de ter outro: Eu vendo Imóveis”. Era incrível
como o tal homem falava de seu trabalho, pois ele respirava vendas, valorizando
sua profissão e seu produto, tornando, o que a princípio poderia ser algo banal
e aborrecido, em um ícone do sonho de consumo da sociedade contemporânea.
Ele tem
razão. Na verdade, as pessoas estudam e trabalham para progredir, desejando
melhorar seu padrão de vida e ter conforto. As pessoas lutam para realizar seus
sonhos e o verbo comprar, invariavelmente, está relacionado com suas conquistas.
Para que
uma compra seja um sonho, não é preciso que se trate de uma casa na praia ou de
um apartamento maior. O simples ato de comprar uma margarina pode estar relacionado
ao desejo de uma feliz manhã de sábado junto à família. Ao comprar uma calça,
uma mulher pode estar conquistando aquela silhueta que ela não tem, mas que
desejaria ter. E quando compra um carro novo, uma pessoa pode estar adquirindo,
também, uma idade ou um status que imagina para si.
O
importante é que não estamos apenas vendendo ou comprando produtos ou serviços.
Vendemos sim, um conceito, um sonho que é muito mais forte do que o próprio
produto. Quem trabalha no comércio deve acordar e trabalhar para que permita às
pessoas concretizarem seus sonhos, seja lá quais forem eles. Depois que as
pessoas saem de casa, enfrentam um trânsito, normalmente complicado, encontram
uma vaga no, sempre difícil, estacionamento de um shopping, caminham, olhando
vitrines e finalmente, decidem entrar em uma loja, a intenção de compra já está
lá, presente no íntimo delas. Basta saber concretizar a venda. Realizar seus
sonhos.
O
engraçado é que a maioria dos lojistas não se dá conta disto. O ponto-de-venda,
neste processo todo é fundamental e precisa estar envolto em uma nuvem de magia
e sedução, para que o mais simples ou o mais sublime dos sonhos, seja ali
realizado. Isto pode e deve ser obtido através de um bom design aplicado na
ambientação e na comunicação e de um atendimento profissional e surpreendente. E
principalmente não esquecer da qualidade dos produtos e serviços, ali oferecidos.
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