11/03/2016

DESIGN VENDE: O DETALHAR DE AQUILES









Talvez Cindy Crawford, Marilyn Monroe e Elizabeth Taylor não fossem ícones de beleza tão fortes em suas respectivas épocas, caso não possuíssem, cada uma a seu modo, irretocáveis pintas em seus rostos. Uma pinta é um detalhe sutil, mas que tem o poder de tornar o rosto de uma mulher inesquecível.A vida é feita de detalhes. As pessoas, as roupas, as casas e até as lojas, podem se transformar, positiva ou negativamente, através de pequenos detalhes.

Outro dia, em uma farmácia, notei que existia alguma coisa diferente no ar. O ambiente estava mais agradável, mais claro, mais arejado e aparentemente, maior. Os equipamentos não mudaram e estavam exatamente nos mesmos lugares. A iluminação também era a mesma e apesar disto, a loja parecia muito mais iluminada e o pé direito parecia mais alto. Foi aí que constatei que o teto que antes era preto, estava agora, pintado de branco. Uma pequena alteração era a responsável pela grande e radical mudança da farmácia.Vestir-se todo de preto e usar meias brancas, um detalhe mínimo, que com certeza, fará com que toda a elegância desapareça. São detalhes, apenas detalhes...

10/03/2016

DESIGN VENDE: MIRE NO PASSADO E GANHE UM PRESENTE NO FUTURO














As inovações tecnológicas que tornam o presente cada vez mais parecido com o futuro, não impedem o homem de se manter ligado sentimentalmente com o passado. Por serem tantas as mudanças, esta nostalgia, ao fazer com que as pessoas estejam enraizadas em um determinado tempo, lhes dá conforto ao sentirem-se possuidoras de um pouco da história e da vida.

Por isso, sempre que possível, proporcione a seus clientes ter boas lembranças sobre alguma coisa. Procure atiçar a memória deles através de ícones que os traga algo de conhecido e familiar. Exponha algum objeto antigo ou ofereça, por exemplo, um chá especial que sua avó fazia para você e seus irmãos e conte a todos uma história simpática. Certamente as avós de outras pessoas também faziam chás ou outras receitas, que há tempos estão guardadas nas suas memórias. Isto construirá um elo entre sua marca e o passado e a emoção delas.

O passado nos traz boas recordações. Todos ficam felizes ouvindo alguma música ou expressão que há tempo não ouviam, falando sobre alguma série antiga que assistiam quando criança. Toque o coração das pessoas e faça parte de suas memórias. Sua marca, sua loja e sua empresa entrarão pela porta da frente na lista do que elas consideram importante nas suas vidas. Estar na memória e no coração das pessoas é o melhor presente que sua marca pode ganhar.

09/03/2016

DESIGN VENDE: VESTIDA PARA VENDER









Andando pelas ruas e shoppings sentimos que algumas lojas enchem nossos olhos, enquanto outras passam, se não completamente desapercebidas, como fortes candidatas a serem esquecidas nos próximos  passos. Porque algumas lojas se destacam no cenário, ficando guardadas em nossa lembrança e outras não?

É preciso que uma loja seja especial, seja diferente, saia do lugar-comum e conte uma história. Começando por baixo, o piso deve funcionar como um belo par de sapatos de salto alto deixando-a ainda mais elegante. A fachada deve ser como um vestido bem cortado, com um caimento que destaca o corpo, que apenas sugere, salientando o que ela tem de melhor e ocultando indesejáveis imperfeições. A entrada da loja é como os olhos faiscantes de uma mulher misteriosa, que convida o cliente a entrar através da magia do primeiro olhar.

As pessoas buscam realizar sonhos através das compras. Por isto, é fundamental que se dê a elas a oportunidade para sonhar. Para ser encantadora, uma loja deve, assim como uma mulher, estar envolta em uma nuvem de magia e sedução. Assim você não estará apenas vendendo seu produto, seu serviço e sua marca, mas estará vendendo também, uma imagem, um conceito que, com certeza, será mais forte do que a própria marca.