02/05/2016

DESIGN VENDE: 04 TENDÊNCIAS DO VAREJO DO FUTURO – parte 4
















1)    VAREJO DE DADOS: Mais do que entender os hábitos do consumidor a partir de dados coletados nas lojas, essa tendência diz respeito à reestruturação de todo o negócio em torno de informações. Exemplo: WALMART - Mudou sua estrutura com o aumento da capacidade e inteligência da organização em coletar, compreender, beneficiar, armazenar, disponibilizar e utilizar os dados.

2)    FLAGSHIPS: Marcas que antes eram tradicionalmente vendidas em supermercado e outros varejistas, agora buscam formas diferentes de expor seus produtos e construir sua marca, o que nem sempre é possível dentro de outra loja. Exemplo: BAUDUCCO - Decidiu investir em lojas próprias.

3)    COMBOS: A marca compõe seu portfólio de ofertas juntado produtos de  terceiros. Mais vale satisfazer o consumidor do que só vender produtos da própria marca. Exemplo: Mc Donald’s - Mais que juntar batata frita e refrigerante ao lanche, ele oferece também: sucos, água de coco, maçã, saladas. 

4)    SUSTENTABILIDADE: O varejo está mudando seu entendimento sobre a responsabilidade de suas operações. As empresas estão na prática exercendo seu papel na cadeia de transformação sustentável da sociedade. Exemplo: NATURA - Que valoriza produtos naturais e fabricação local.

Fonte: Revisa Exame


Nenhum comentário: