1) VAREJO
DE DADOS: Mais do que entender os hábitos do consumidor a partir de dados
coletados nas lojas, essa tendência diz respeito à reestruturação de todo o
negócio em torno de informações. Exemplo: WALMART - Mudou sua estrutura com o
aumento da capacidade e inteligência da organização em coletar, compreender,
beneficiar, armazenar, disponibilizar e utilizar os dados.
2) FLAGSHIPS:
Marcas que antes eram tradicionalmente vendidas em supermercado e outros
varejistas, agora buscam formas diferentes de expor seus produtos e construir
sua marca, o que nem sempre é possível dentro de outra loja. Exemplo: BAUDUCCO
- Decidiu investir em lojas próprias.
3) COMBOS:
A marca compõe seu portfólio de ofertas juntado produtos de terceiros. Mais vale satisfazer o consumidor
do que só vender produtos da própria marca. Exemplo: Mc Donald’s - Mais que
juntar batata frita e refrigerante ao lanche, ele oferece também: sucos, água
de coco, maçã, saladas.
4) SUSTENTABILIDADE:
O varejo está mudando seu entendimento sobre a responsabilidade de suas
operações. As empresas estão na prática exercendo seu papel na cadeia de
transformação sustentável da sociedade. Exemplo: NATURA - Que valoriza produtos
naturais e fabricação local.
Fonte: Revisa Exame
Nenhum comentário:
Postar um comentário