No Livro Completo de Etiqueta de Amy Vanderbilt, a famosa milionária americana dos anos 50, oferece regras para todas as situações comuns na vida, notei que o tal livro merece realmente ser chamado de completo, pois procura mostrar sempre os dois lados de uma mesma situação.
Em
um determinado capítulo do pesado livro, por exemplo, a autora ensina como
chegar a uma festa da qual você é um completo desconhecido dos outros
convidados. Mais adiante, em um outro capítulo, conferi que, ao dar as dicas de
como ser um bom anfitrião, Mrs. Vanderbilt volta àquela situação anterior,
agora sob o ângulo de visão oposto, o do anfitrião, para que ambos saibam como
agir nessa embaraçada circunstância.
O
sincronismo da autora demonstra que na vida, a lei da ação e reação é soberana,
fazendo com que nossos atos dependam muitas vezes, de como seremos tratados
pelo outros. Se repararmos bem, vivemos sempre esperando que os outros tenham,
de alguma forma, uma reação idealizada por nós, que às vezes acontece, mas que
quase sempre, fica na esperança, caso não sejamos proativos.
A
vida é uma via de mão dupla. Para que um cliente valorize uma empresa, é
preciso que ele seja valorizado por ela. Será que você está trabalhando e
investindo em seu negócio o suficiente para que ele se destaque no mercado,
vença a concorrência, chame a atenção do público, seduza o cliente, fazendo com
que ele seja bem atendido, receba a devida atenção após a compra e se sinta
valorizado para que volte a comprar em sua loja? Pense nisso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário