Pequenos pecados diários agem silenciosamente, fazendo com
que a identidade da marca seja aos poucos diluída, enfraquecida, perdendo a
força, e pior, refletindo a imagem uma loja desorganizada, ultrapassada e
amadora. Veja a seguir 7 dicas simples que irão absorver esses pequenos
pecados, largamente praticados por muitos lojistas que, ingenuamente, acreditam
estar praticando o bem:
1.
Não seja preguiçoso e invente novas maneiras de
divulgar promoções no ponto-de-venda. Será que você não consegue fugir do
óbvio, descobrindo algo mais interessante do que apenas entupir sua loja com
cartazes promocionais pendurados em tudo quanto é lugar?
2.
Seja esperto e não desperte a ira dos deuses da
estética e do marketing, desrespeitando a tipologia, as cores ou as proporções
da marca de sua loja. Afinal de contas, porque um belo dia você pagou a uma
empresa para que criasse sua marca, cercada de todos os cuidados necessários
contidos em bom manual de marca?
3.
Não seja avarento na hora de optar por um orçamento.
Lembre-se que tudo que é bom tem seu valor. Portanto na hora de decidir, pense
qual será o custo x benefício de um
investimento e não apenas em escolher o mais barato. Porque você acha que vemos
tanta coisa feia quando andamos pelas ruas, como letreiros em fachadas e frotas
pintados à mão e outras pérolas da anti-comunicação?
4.
Não seja guloso, querendo todo o espaço só para
si. Comunicações exageradas acabam funcionando contra. Entupindo os esgotos da
cidade com toneladas de panfletos jogados nos bueiros ou congestionando
visualmente a cidade com faixas e placas sinalizadoras espalhadas pelas ruas,
sua loja até pode se tornar conhecida, mas não exatamente da forma que dá
dinheiro.
5.
Não seja invejoso. Resista a tentação de copiar
o que os outros fazem, alegando que isso é pesquisa de tendências. Não é porque
uma loja vizinha tem um luminoso gigante, com luzes vermelhas, letras douradas com
um coração que muda de cor, que sua loja tem que ter igual. Lembre-se que a
linha de comunicação das lojas nem sempre é a mesma. Principalmente se a empresa
vizinha é um motel e a sua loja, uma livraria.
6.
Não seja orgulhoso, seja exigente. Admita que o
trabalho da gráfica que você contratou não é aceitável. Ou você acha certo
aceitar que deformem a marca ou que apliquem o logotipo com cores diferentes,
só porque a tal gráfica que você contratou não possui as tintas especificadas?
7.
Não se deixe levar pela luxúria. Golpes baixos
procurando atingir clientes abaixo da cintura, podem até funcionar na hora, mas
a imagem da loja fica comprometida. Para que a comunicação seja eficaz, deve
apresentar uma mesma linguagem, um conceito único e claro, não ser apelativa.
Do que adianta colocar uma passista da escola de samba vestida apenas com duas fitas do Senhor do Bonfim rebolando e
desfilando na frente da sua loja, se no banner da vitrine, está a foto de um
lindo bebê, já que sua loja vende roupas infantis !
Veja bem como a comunicação visual de sua loja está sendo
feita com olhos clínicos. Analise se a imagem da sua loja não está sendo vítima
de uma comunicação sem padrão e não pense que esses pequenos pecados são
exclusivos de lojas de pequeno porte. Existe muita rede de lojas que, apesar de
investir fábulas na mídia, peca na hora da venda e seus vendedores não dispõem
de cartões ou blocos de anotações com o logotipo e as demais informações
atualizadas para anotar preço, código, nome e telefone da loja para o cliente.
Então eles rasgam um pedaço de papel e escrevem ali, alguns garranchos e
entregam satisfeitos e sorridentes. A imagem concreta que se guarda da tal loja
é um pedaço de papel rasgado e rabiscado. Cuidado, pois você pode não estar
atento, mas lembre-se, seus clientes estão!
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