30/07/2013

MAIS QUE UMA LOJA, CRIE UM CONCEITO
















Loja Apple


Andando pelas ruas e shoppings, constatamos uma presença maciça
de lojas competindo entre si para chamar nossa atenção. Podemos notar
que algumas se destacam no cenário e ficam guardadas em nossa
memória enquanto outras não.

As lojas que se sobressaem, convidam-nos a parar, olhar, entrar e comprar
e passam a fazer parte da nossa memória. Porque as outras lojas nem são
notadas e se são, acabam facilmente esquecidas, assim que passamos
os olhos por elas?

As primeiras se apresentam de uma forma especial, inesperada e de uma
maneira diferente, saem do lugar-comum, tendo o design como um
diferencial. Estas lojas contam uma história, transmitem um conceito,
claro e pertinente, que faz com que as pessoas se encantem ao vê-las.

Para que uma loja não seja mais uma na multidão, é preciso ousadia, fazendo
com que ela apresente um design diferente do convencional. Quem não quer
errar no que vestir para ir a uma festa, acaba optando pelo pretinho básico,
assim como, quem não quer errar na decoração da sua casa, escolhe tudo
bege, do piso ao teto, passando pelo tapete, sofá e cortinas. 

O medo de errar é, muitas vezes, o responsável pela falta de destaque. Quem
tem medo de errar no design da loja, acaba partindo para um visual neutro em
demasia, fazendo com que a loja acabe sumindo na paisagem. Com certeza
não é este o objetivo, mas com tanta neutralidade, acaba sendo este o resultado.

Quando vemos uma loja e somos atraídos por ela, não sabemos direito se é
pelo seu visual, pelo clima que ela transmite ou é pela história que ela nos conta.
As pessoas não têm consciência exata do que gostam ou não gostam em uma
loja. Assim como não sabem porque se sentem bem em certos ambientes e
desejam sair correndo de outros. Na verdade, uma loja é composta pela
somatória de muitos detalhes e quando se fala em design, fatalmente estamos
falando sobre os detalhes que formam um todo.

Este é o segredo da Disney. Seus parques fascinam as pessoas,
independentemente da nacionalidade, cultura ou idade, pois cada canto, cada
mínimo detalhe transmite informações, sentimentos, lembranças do passado,
ou mesmo de um futuro que ainda não chegou, mas que cada pessoa
imagina à sua maneira.

É fundamental que se dê às pessoas, a oportunidade para sonhar. Para que isso
aconteça, a loja deve estar envolta em uma nuvem de magia, encanto e sedução.
Desta maneira não se estará apenas vendendo produtos e serviços, mas
principalmente, uma imagem e um conceito. 

Uma loja não deve ser idealizada apenas para agradar o gosto pessoal do seu dono.
Sua função é atingir seu público alvo. É preciso imaginar o ambiente da loja como um
cenário que irá fazer os protagonistas brilharem. Os produtos são os atores principais
e através da ambientação que a loja proporcionar, conquistará, ou não, o coração
do público. 

Os produtos necessitam de destaque. Isto pode ser conseguido através das cores,
das formas, do design aplicado na loja, dos equipamentos, dos displays,
do material promocional, da iluminação e de muitos outros recursos.

O importante é deixar o medo para o concorrente e ousar. Procurar ousar de várias
maneiras e lembrar sempre que o público é exigente. Os detalhes
são pequenos e a concorrência, grande.
 



CONHEÇA O TRABALHO DA DATAMAKER DESIGN

Case: Loja de Venda de Veiculos Usados
Projeto: Marca e Design de Fachada




Antes 



Depois

 

Diretor de Criação: Luiz Renato Roble
Diretora de Projeto : Raquel de Araújo





Por Luiz Renato Roble, diretor de criação criacao@datamaker.com.br
E por Raquel de Araújo, diretora de projetos raquel@datamaker.com.br
da DATAMAKER DESIGN
www.datamaker.com.br

4 comentários:

Lorenzo Busato disse...

O exemplo da loja de veículos é incrível! Parabéns para o artigo que mostra a teoria e prática em um país distante e também um exemplo ao nosso alcance.
Eng Lorenzo Busato

PLURAL CONSULTORIA disse...

Muito bom o artigo. Me chamou a atenção o parágrafo que diz que o design da loja deve agradar ao público e não ao dono. De modo geral isso nem sempre é observado. A fachada da loja de carro também ficou magnífica.
Parabéns!

Econ. Nielsen Freire

beia carvalho disse...

Muito bacana a forma de vender seu trabalho, parabéns!

Wawa Acosta disse...

Eu trabalhava na Picolotto quando foi feita essa mudança, esse Corsa da foto era o meu carro de uso.