18/03/2016

DESIGN VENDE: NÃO VENDA PRODUTOS. VENDA SONHOS.
















Outro dia, em um evento, ouvi a apresentação de um homem que falava sobre sua profissão: “Eu vendo o melhor produto do mundo. O sonho de qualquer pessoa, pois quem já possui um, gostaria de ter outro: Eu vendo Imóveis”. Era incrível como o tal homem falava de seu trabalho, pois ele respirava vendas, valorizando sua profissão e seu produto, tornando, o que a princípio poderia ser algo banal e aborrecido, em um ícone do sonho de consumo da sociedade contemporânea.

Ele tem razão. Na verdade, as pessoas estudam e trabalham para progredir, desejando melhorar seu padrão de vida e ter conforto. As pessoas lutam para realizar seus sonhos e o verbo comprar, invariavelmente, está relacionado com suas conquistas.

Para que uma compra seja um sonho, não é preciso que se trate de uma casa na praia ou de um apartamento maior. O simples ato de comprar uma margarina pode estar relacionado ao desejo de uma feliz manhã de sábado junto à família. Ao comprar uma calça, uma mulher pode estar conquistando aquela silhueta que ela não tem, mas que desejaria ter. E quando compra um carro novo, uma pessoa pode estar adquirindo, também, uma idade ou um status que imagina para si.

O importante é que não estamos apenas vendendo ou comprando produtos ou serviços. Vendemos sim, um conceito, um sonho que é muito mais forte do que o próprio produto. Quem trabalha no comércio deve acordar e trabalhar para que permita às pessoas concretizarem seus sonhos, seja lá quais forem eles. Depois que as pessoas saem de casa, enfrentam um trânsito, normalmente complicado, encontram uma vaga no, sempre difícil, estacionamento de um shopping, caminham, olhando vitrines e finalmente, decidem entrar em uma loja, a intenção de compra já está lá, presente no íntimo delas. Basta saber concretizar a venda. Realizar seus sonhos.

O engraçado é que a maioria dos lojistas não se dá conta disto. O ponto-de-venda, neste processo todo é fundamental e precisa estar envolto em uma nuvem de magia e sedução, para que o mais simples ou o mais sublime dos sonhos, seja ali realizado. Isto pode e deve ser obtido através de um bom design aplicado na ambientação e na comunicação e de um atendimento profissional e surpreendente. E principalmente não esquecer da qualidade dos produtos e serviços, ali oferecidos.

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