Assim como a letra manuscrita de uma pessoa é vista como um reflexo
de sua personalidade, havendo
inclusive, estudos que traçam o perfil
completo de uma pessoa apenas
pela análise da sua assinatura, a
marca de uma empresa é a definição
resumida da apresentação visual
dela e deve ser entendida como a
sua assinatura empresarial.
A preocupação estética, ou seja,
o cuidado que uma empresa tem com a sua apresentação visual, é traduzida como uma
extensão da qualidade dos produtos e dos serviços oferecidos por aquela
empresa.
Se analisarmos a trajetória de
uma empresa, notaremos que ela foi
criada e, de uma forma ou outra,
cresceu e evoluiu. Esta evolução
é uma viagem e pode ser observada
não apenas pelas suas vendas, número de empregados, de área construída, mas
principalmente, pela evolução de sua marca, de suas embalagens, pelo design de
seus produtos, ou seja, por toda a sua preocupação estética.
O engraçado é que se trata de uma
viagem ao infinito, que não tem mais volta. Apesar de ser sofrido crescer,
ninguém deseja, realmente voltar a ser criança. Quando uma empresa conquista
uma nova etapa em sua evolução, seja através de um novo logotipo, de uma nova
embalagem, ou de um reestudo em sua identidade visual, a primeira reação é
estranhar a mudança, a segunda é se acostumar com ela e a terceira é sentir que
é impossível voltar atrás.
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