05/04/2016

DESIGN VENDE: UM AMBIENTE AGRADÁVEL, A GENTE VÊ PELO CHEIRO.
















É normal alguém chegar em um lugar e alertar o dono da casa dizendo: Ei, está cheirando gás, não é bom ver o que é? O proprietário, assim como as pessoas que já estão no ambiente, sente dificuldade em perceber o cheiro, porque este começou e foi aumentando aos poucos e todos vão, gradativamente, se acostumando com aquela situação.

Muitas vezes, ao entrarmos em lojas e empresas, deparamo-nos com coisas que nos causam de imediato um incômodo muito grande. As pessoas que trabalham ali, entretanto, nem se dão conta disso. E não é porque não se importam com o problema. É simplesmente porque nem percebem a situação. 

Certa vez, estive em um consultório médico em que o ambiente era dominado por um lustre, típico da década de 70, feito de acrílico vermelho. O lustre fazia com que incômoda e onipresente luz vermelha imperasse em todo o espaço, alterando as cores de tudo, deixando o ambiente avermelhado e escuro. O mais interessante é que, ao contrário dos pacientes, o médico e a sua assistente, já estavam acostumados e não se incomodavam com o tal lustre e nem com a radiação vermelha que ele produzia.

Outro ponto que incomoda em certos ambientes é o conforto, ou no caso, o desconforto sonoro. Todos já estivemos em lojas, cujo volume da música ambiente é tão alto, que para se fazer ouvir em seu interior, é necessário gritar ou fazer mímica aos vendedores. A música é utilizada para atrair o público para dentro da loja. A intenção é boa, o problema é que, com todo aquele barulho, não se consegue permanecer ali dentro.

Além do som, é preciso cuidar do próprio ar que se respira. Observe se não há odores como mofo, bolor, pó, umidade, incenso e outros, que possam desagradar. O ideal é desenvolver e adotar um aroma agradável e personalizado para marcar o ambiente. Desta forma, as pessoas vão reconhecer sua loja ou empresa pelo cheiro. Através da visão, da audição e também, do olfato, ela estará, marcada positivamente, ou não, na memória das pessoas. A decisão é sua.




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