É normal alguém chegar em um lugar e alertar o dono da casa dizendo: Ei, está cheirando gás, não é bom ver o que é? O proprietário, assim como as pessoas que já estão no ambiente, sente dificuldade em perceber o cheiro, porque este começou e foi aumentando aos poucos e todos vão, gradativamente, se acostumando com aquela situação.
Muitas
vezes, ao entrarmos em lojas e empresas, deparamo-nos com coisas que nos causam
de imediato um incômodo muito grande. As pessoas que trabalham ali, entretanto,
nem se dão conta disso. E não é porque não se importam com o problema. É
simplesmente porque nem percebem a situação.
Certa
vez, estive em um consultório médico em que o ambiente era dominado por um
lustre, típico da década de 70, feito de acrílico vermelho. O lustre fazia com
que incômoda e onipresente luz vermelha imperasse em todo o espaço, alterando
as cores de tudo, deixando o ambiente avermelhado e escuro. O mais interessante
é que, ao contrário dos pacientes, o médico e a sua assistente, já estavam
acostumados e não se incomodavam com o tal lustre e nem com a radiação vermelha
que ele produzia.
Outro
ponto que incomoda em certos ambientes é o conforto, ou no caso, o desconforto
sonoro. Todos já estivemos em lojas, cujo volume da música ambiente é tão alto,
que para se fazer ouvir em seu interior, é necessário gritar ou fazer mímica
aos vendedores. A música é utilizada para atrair o público para dentro da loja.
A intenção é boa, o problema é que, com todo aquele barulho, não se consegue
permanecer ali dentro.
Além
do som, é preciso cuidar do próprio ar que se respira. Observe se não há odores
como mofo, bolor, pó, umidade, incenso e outros, que possam desagradar. O ideal
é desenvolver e adotar um aroma agradável e personalizado para marcar o
ambiente. Desta forma, as pessoas vão reconhecer sua loja ou empresa pelo
cheiro. Através da visão, da audição e também, do olfato, ela estará, marcada
positivamente, ou não, na memória das pessoas. A decisão é sua.
Nenhum comentário:
Postar um comentário