Algumas lojas apresentam um visual agradável, com
um poder sobrenatural que nos envolve e nos convida a conhecê-las, enquanto
outras aparentam ser frias ou por demais quentes, que acabam afastando nosso
desejo de permanecer no interior delas, ou pior, de entrar nelas. Veja a
seguir, 7 pontos básicos que fazem a diferença entre a loja que apresenta um
ambiente agradável e vendedor e outra que apenas tem luzes acessas:
1.
Tão importante quanto o que se expõe, é como se
ilumina os produtos expostos e o ambiente em que eles estão expostos. A
iluminação é a grande responsável pela aura de uma loja. É uma pena que a
maioria dos lojistas ainda não descobriu isto.
2.
O uso exclusivo de lâmpadas com temperatura de cor
fria, torna o ambiente uma geladeira. Isto acontece porque o excesso de luz
branca não destaca os produtos, não valoriza suas cores e torna o espaço impessoal.
Existem PDVs, como farmácias, mercearias, açougues e supermercados que ainda
abusam da utilização de lâmpadas frias, enquanto outros já apresentam um ambiente
vendedor.
3.
O uso absoluto de lâmpadas com temperatura de cor
quente, faz com que o ambiente seja, ou
aparente ser, abafado e desconfortável aos olhos do público, espantando-o.
Boutiques antigas e panificadoras modernas são as campeãs nesta categoria. Na
ânsia de querer ser atraentes e moderninhas, exageram nos spots e, para que
ninguém morra sufocado no seu interior, acabam tendo que permanecer com metade
das lâmpadas instaladas, apagadas o tempo todo.
4.
Para que uma iluminação seja eficiente e agradável,
ela deve apresentar uma mistura equilibrada de lâmpadas com temperatura de cor
fria e quente. Para a iluminação geral, utilize lâmpadas frias e iluminam áreas
maiores. Já para destacar e valorizar pontos específicos e especiais como os
produtos expostos, vitrines, cartazes ou as áreas de atendimento, utilize
lâmpadas quentes.
5.
Mostre a iluminação. Esconda as lâmpadas. As
pessoas devem sentir os efeitos da iluminação, porém, de uma fora que não
consigam ver as lâmpadas. Caso não seja possível escondê-las, disponha-as de
uma forma que não ofusquem os olhos e assim, não desviem a atenção do cliente.
6.
A iluminação natural é fundamental. Seja através de
janelas, claraboias ou jardim interno, ela é capaz de tornar um ambiente
sedutor e agradável. Quando isto não for possível, deve-se buscar uma
iluminação que, mesmo sendo artificial, propicie uma atmosfera natural ao
ambiente.
7.
Uma boa iluminação, assim como tudo na vida, é uma
questão de equilíbrio. Uma loja não deve ser tão clara a ponto de parecer a
entrada de um cassino de Las Vegas e nem tão escura quanto a entrada da caverna.
Avalie a iluminação de sua loja e encontre um meio termo. Este cuidado fará a
diferença.
Nenhum comentário:
Postar um comentário