30/03/2016

DESIGN VENDE: MAIS QUE UMA LOJA, CRIE UM CONCEITO















Andando pelas ruas e shoppings, constatamos a presença de lojas competindo 
para chamar nossa atenção. Algumas se destacam no cenário e ficam guardadas
em nossa memória enquanto outras não. As lojas que se sobressaem, 
convidam-nos a parar, olhar, entrar e comprar e passam a fazer parte da nossa 
memória. Porque as outras lojas nem são notadas e se são, acabam 
facilmente esquecidas, assim que passamos  os olhos por elas?

As primeiras se apresentam de uma forma especial, inesperada e de uma maneira diferente, saem do lugar-comum. Elas têm o design como um diferencial. Estas lojas contam uma história, transmitem um conceito, claro e pertinente, que faz com que 
as pessoas se encantem ao vê-las. Para que uma loja não seja mais uma na multidão, 
é preciso ousadia, fazendo com que ela saia do convencional. Quem não quer errar 
no que vestir para ir a uma festa, acaba optando pelo pretinho básico, assim como, 
quem não quer errar na decoração de sua casa, escolhe tudo bege, do piso ao teto, passando pelo tapete, sofá e cortinas.

O medo de errar é, muitas vezes, o responsável pela falta de destaque. Quem tem 
medo de errar no design da loja, acaba partindo para um visual neutro em demasia, fazendo com que a loja acabe sumindo na paisagem. Com certeza não é este o 
objetivo, mas com tanta neutralidade, acaba sendo este o resultado.

Quando vemos uma loja e somos atraídos por ela, não sabemos direito se é pelo seu visual, pelo clima que ela transmite ou é pela história que ela nos conta. As pessoas 
não têm consciência exata do que gostam ou não gostam em uma loja. Assim como 
não sabem porque se sentem bem em certos ambientes e desejam sair correndo de 
outros. Na verdade, uma loja é composta pela somatória de muitos detalhes e 
quando se fala em design, fatalmente estamos falando sobre os detalhes que 
formam um todo.  

É fundamental que se dê às pessoas, a oportunidade para sonhar. Para que isso 
aconteça, a loja deve estar envolta em uma nuvem de magia, encanto e sedução. 
Desta maneira não se estará apenas vendendo produtos e serviços, mas 
principalmente, uma imagem e um conceito.

O importante é deixar o medo para o concorrente e ousar. Procurar ousar de várias maneiras e lembrar sempre que o público é exigente. Os detalhes são pequenos e 
a concorrência, grande.


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