15/06/2011

DECIFRA-ME OU ME ESQUEÇA.

























Uma loja, para ser comunicativa e sedutora, deve apresentar uma grande
visibilidade para quem trafega pela rua de carro e também, uma boa
legibilidade para quem caminha pela calçada ou, dependendo do caso,
pelo corredor de um shopping center.

A situação ideal é que a identificação da loja não ocorra somente quando
se está muito próximo ou pior, na frente dela. Se isto acontece, pode ser
devido à falta de um estudo de visibilidade que indique antecipadamente
desde que distância será possível detectar a presença da loja no local,
à especificação incorreta das cores aplicadas na fachada, por erro no
dimensionamento do luminoso ou pela falta de expressão do logotipo
quando visto à distância.

A visibilidade é fundamental para o sucesso de um ponto comercial.
Rígidas imposições das leis municipais, alinhamentos prediais ou o fluxo
intenso de veículos, são fatores que podem prejudicar de tal maneira que,
apenas com muita criatividade para evitar a poluição visual, é possível
contornar os problemas de visibilidade que um ponto comercial,
aparentemente bem localizado, pode apresentar.

Quando se especifica uma cor muito escura à fachada de uma loja,
o visual obtido pode ser pesado mesmo durante o dia e agravado a noite.
A melhor solução para a fachada de uma loja, principalmente se ela está
localizada em uma rua bastante movimentada, é que ela presente poucos
elementos, ou seja, poucas cores, pouco texto, pouca informação para que
tudo seja distinguido com facilidade. Isto fará com que a presença da loja
seja sentida pelo público de uma forma sintética e, portanto com alto impacto.

Erros na definição do tamanho, do grau de luminosidade do luminoso e do tipo
da iluminação externa, fazem com que muitas fachadas apresentem-se sem vida
e sem luz, não contribuindo na presença da loja, no fortalecimento da marca
e nem na divulgação dos produtos ali comercializados.

Preste atenção na fachada de sua loja e analise como ela é vista de dia, à noite,
de perto e, principalmente, de longe. Para se ter uma fachada vendedora, o ideal
é aplicar, preferencialmente, cores claras e marcantes na fachada com luminosos
no ponto certo. Cores claras garantem beleza à loja e a luminosidade correta
proporciona destaque e encanto à fachada.

Ninguém pára na frente de uma loja para tentar decifrá-la como se ela fosse uma
esfinge enigmática. Ao contrário, com a vida agitada que as pessoas levam,
devemos compreender que ou uma loja é vista e identificada quando se bate o
olho nela ou a tal loja perdeu uma grande oportunidade de ser vista e lembrada.

Por Luiz Renato Roble, diretor de criação criacao@datamaker.com.br
Raquel de Araújo, diretora de projetos raquel@datamaker.com.br 
da DATAMAKER DESIGN http://www.datamaker.com.br/
BLOG: http://www.datamaker.blogspot.com/
Facebook : www.facebook.com/datamakerdesign

Nenhum comentário: