23/02/2010

O QUE FAZER PARA DESTACAR UMA LOJA?





























Para que uma loja não seja mais uma na multidão, é preciso
ousar e fazer com que ela apresente um design diferente do
convencional. O medo de errar é na verdade, muitas vezes
o responsável pela falta de destaque de uma loja perante
as demais.

Assim como quem não quer errar no que vestir para uma festa,
acaba optando pelo preto dos pés à cabeça e quem não quer
errar na decoração do apartamento, escolhe tudo bege, do piso
ao teto, passando pelo tapete, sofá e cortinas, quem tem medo
de errar no design de sua loja, acaba partindo para um visual
neutro, mas tão neutro, que a loja acaba sumindo na paisagem.
Com certeza não era este o objetivo, mas com tanta neutralidade,
acabou sendo este o resultado.

Uma loja não deve ser idealizada para agradar apenas o gosto
pessoal de seu dono. É importante que exista uma identificação,
mas a função da loja é atingir a platéia, quer dizer, o seu público
alvo. É preciso entender o ambiente da loja como um cenário que
irá fazer os protagonistas aparecerem. Os produtos são os atores
principais e que, através da ambientação que a loja proporcionar,
conquistarão, ou não, o coração do público. Portanto, os produtos
carecem de destaque. Isto pode ser conseguido através das cores,
das formas, do design aplicado na loja, dos equipamentos,
dos displays, do material promocional, da iluminação
e de muitos outros recursos.

O importante é deixar o medo para o concorrente e ousar.
Procure ousar de várias maneiras, como por exemplo, fazendo
a exposição dos produtos de uma forma totalmente diferente do
convencional. Experimente! Que tal roupas penduras em varais
com passarinhos artificiais servindo de grampo ou sapatos que
ao invés de vazios, parecem andar enquanto expõem meias
coloridas com enchimento imitando os tornozelos ou uma parede
de fundo que a cada mês apresenta-se pintada com uma cor
chocante? Gestos simples como este farão a loja gritar:
Olhem eu estou aqui!

Por Luiz Renato Roble criacao@datamaker.com.br
Designer e diretor de criação da DATAMAKER DESIGN
www.datamaker.com.br

Nenhum comentário: