24/02/2010

AS 3 REGRAS DA BOA IMAGEM



















Uma imagem qualquer que nossos olhos vêem, nossa mente
processa, avalia, filtra e em questões de segundos, através de
um processo natural, decide se ela ficará ou não gravada em
nosso subconsciente. Uma simples imagem gravada torna-se
a informação mais importante que acabamos armazenando em
nossa memória a respeito de um determinado acontecimento,
lugar, pessoa ou objeto.

Somos guiados pela nossa percepção e com o tempo, aquela
informação armazenada, acaba passando de simples referência
à algo realmente significante sobre o que tal acontecimento, lugar,
pessoa ou objeto representou na ocasião ou ainda representa para nós.

Devemos, portanto, ter muito cuidado com tudo que nós,
nossa empresa ou produto possa estar transmitindo, pois é através
da comunicação visual, que podemos conquistar facilmente o cliente
ou perdendo a oportunidade únicas de estarmos vendendo uma
boa imagem daquilo que somos, dos serviços que prestamos ou
dos produtos que vendemos. Acabamos descobrindo que a imagem
de uma empresa é mais forte do que a própria empresa. Veja a seguir,
3 regras simples, para trabalhar esta imagem, que são na verdade,
o segredo do sucesso de muitos profissionais, empresas e produtos:

1. O cartão de visitas é a fachada do seus serviços.
Aquilo que passamos em um cartão de visitas, representa claramente
a imagem que as pessoas terão de nossa empresa. Moderna ou
antiquada, atualizada ou retrógrada, limpa ou confusa, completa ou
remediada , profissional ou amadora. Tudo estará comunicado nas
entrelinhas. Quem, por exemplo, não acabou procurando os serviços
de um advogado de quem nem se recordava muito bem, mas que
algum tempo atrás lhe entregou um cartão de visitas lindíssimo?

2. A fachada é a embalagem de sua empresa.
Ao olharmos a fachada de uma determinada empresa podemos
normalmente imaginar claramente qual é o nível de qualidade dos
serviços ou produtos por ela oferecidos. O estilo arquitetônico,
o cuidado com a comunicação, a eficiência da sinalização,
a aparência geral, a localização, a manutenção ou os tipos e
a quantidade de carros parados na frente, são signos que
fatalmente estarão comunicando aos clientes muito daquilo que
uma empresa, uma loja, ou uma escola apresenta no seu interior.

Você nunca acabou marcando uma consulta com um médico que
você nem conhecia direito, só porque ele atendia em uma clínica
moderníssima ou andou comprando em uma loja, só porque a
fachada dela era super moderna e encantadora?

3. A Embalagem é o cartão de vista de seu produto.
Cada vez mais os produtos tornam-se parecidos. As lojas e
supermercados, estão cada dia maiores, entretanto, já não
comportam tamanha diversidade de marcas e produtos.
A publicidade por mais que seja forte, é proibitiva à maioria
dos produtos nas prateleiras e como já foi provado, é no
PDV (ponto-de-venda) que a pessoa decide comprar ou
não determinado produto. Dentro deste cenário, a embalagem e
o display empenham papeis fundamentais na decisão de compra.

Quantas vezes já nos pegamos comprando produtos que muitas
vezes nem precisávamos comprar, somente por causa de
embalagens atraentes e displays revolucionários?

Os profissionais, empresas e produtos em questão, com certeza,
oferecerem uma qualidade real para quem os procura. Essa qualidade
não seria tão claramente difundida, mesmo antes de testada, sem uma
preocupação estética por trás, ou seja, um bom design aplicado no
cartão de visitas, no Interior Design da clínica e da loja e nas
embalagens e displays atraentes.

A preocupação e o cuidado de uma empresa ou de um profissional
com a sua apresentação visual torna claro seu profissionalismo,
seu posicionamento global com a qualidade e é traduzida como uma
extensão da qualidade de seus produtos e de seus serviços. Portanto,
não subestime seu público e analise como está a aplicação
da marca da sua empresa.

Dê uma olhada na fachada de sua loja, na porta de seu escritório,
nos impressos, nos uniformes e nas embalagens. Pense:
Sua marca é atual? Ela transmite exatamente o que é sua empresa?
Ela é padronizada? Apresenta o mesmo desenho e as mesmas cores
em todas as suas aplicações? Lembre-se: Você tem apenas
uma chance para causar uma boa primeira impressão!

Luiz Renato Roble criacao@datamaker.com.br
Designer e diretor de criação da DATAMAKER DESIGN
www.datamaker.com.br


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